terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Retrospectiva

Eu comecei 2009 cheia de sonhos e expectativas, jurando parar de roer unha e com uma baita cólica. Recebi uma ligação da minha melhor amiga e uma mensagem do meu, então, melhor amigo. Não foi muita coisa, mas pra mim aquilo bastou. Bom, os sonhos foram se realizando aos poucos: ganhei a minha Nikon D40, fui semi-finalista do EPTV na escola, me formei no ensino fundamental, fiz um curso básico de fotografia, escrevi um livro (que ninguém leu), fiz 15 anos e talvez muitas outras coisas nas quais eu não me lembro agora. As expectativas continuam a cada dia. Enquanto não chegar as 23:59 do dia 31 de Dezembro eu vou continuar esperando mais e mais desse ano que muitos diziam ser inovador. Aliás, eu me inovei em poucas coisas. Talvez a única considerativa é que eu fui ruiva por um bom tempo haha. Aquela melhor amiga passou o ano todo distante de mim, as lembranças que eu tenho dela em 2009 são pouquíssimas e hoje, talvez eu nem a tenha mais. Eu passei quase o ano todo sem falar com aquele melhor amigo, talvez por medo ou por opção. O fato é que a ausencia deles deu lugar a outros amigos, talvez não melhores em tudo como eles, mas melhores em suas qualidade e defeitos. Eu tive amigos que passaram o ano todo sendo só amigos e depois se tornaram algo mais, eu tive amigos virtuais, amigos reais, amigos não tão amigos assim que eu prefiro esquecer. Amigo pra rir, amigo pra chorar. Amigo repetente. Amigo que me dava a mão quando eu sentia que ia cair. Amigo que afogava as magoas comigo em uma garrafa de bebida e também aquela que tirava a garrafa da minha mão. Amigo que me ensinou muito e que aprendeu comigo. Tive amigas groupies, tietes, patricinhas. Amigas que antes eram inimigas. Bom, se eu fosse citar aqui todos os amigos que fizeram parte do meu ano, eu ficaria até o final de 2010. Eu não parei de roer unha, eu continuei com a terrível mania de cortar meu cabelo sempre que posso e de pinta-lo também. Eu fiz mais piercings, aumentei meu alargador (e consequentemente, irritei meu pai). Vi meus ídolos poucas vezes e me decepcionei com eles muitas. Ta aí uma palavra que possa definir boa parte do meu ano, decepção.
Isso é algo natural na vida, eu sei. Mas não nas proporções que a coisa tomou nesses 365 dias! Sorrisos entre lágrimas e lágrimas entre sorrisos. Bipolaridade também poderia definir bem.
Eu não tive grandes amores, mas os pequenos que eu tive me decepcionaram. Até as minhas próprias atitudes me decepcionaram e isso é a parte ruim de se esconder de você mesmo.
Indo para as partes boas novamente, eu viajei só uma vez. Mas foi a melhor viagem do ano, foram os 3 dias que talvez tenham valido mais a pena. Eu estava com as pessoas que eu amo, com pessoas que fizeram parte de 8 anos na minha vida e que, infelizmente, em 2009 eu tive de me despedir.
Resumindo: eu esperei muito de 2009. Fiz muitos planos e, hoje, eu vejo que eu não precisava de nada disso. Foi um ano feito de momentos pequenos e de, no máximo, 30% de aproveitamento. Um ano no qual eu fiz coisas sem pensar e que hoje eu me arrependo.

De 2010? Eu não espero muito.
Uma das grandes coisas que eu aprendi em 2009 é viver um dia de cada vez. Fazer planos é ótimo, mas quando se tem certeza do futuro. E isso, ninguém tem.
Minha única certeza em 2010 é que eu quero ser feliz.


obrigada a quem fez os melhores 30% de um ano.

2 comentários:

  1. Que legal! Eu também paro pra fazer um balanço do ano que passou. Meu 2009 n foi mt diferente do seu em muitos aspectos.

    Enfim, que venha 2010 cheio de surpresas.
    Ps: tb só quero viver um dia de cada vez e ser feliz :D

    ResponderExcluir
  2. n sou mt de fazer promessas pra novos anos, e talz, maas só acho q esse ano foi mt puxado ao que pretendia que fosse :/

    ResponderExcluir