terça-feira, 10 de novembro de 2009

Escrevendo com a luz.


Sabe-se que, há 183 anos atrás, quando houve o primeiro relato da fotografia no mundo em que conhecemos hoje, o real intuito dessa forma de expressar a arte era guardar momentos. Congela-los, talvez, para que assim pudessem ser eternizados além de nossa memória, em algo concreto. Mas, será que nos dias atuais a fotografia ainda exerce o mesmo papel de antes? O que deveria guardar recordações boas, belas paisagens e sentimentos de diferentes pessoas e formas, acabou se tornando algo fútil e por vezes vulgar.
Rolos e mais rolos de filme deram lugar a praticidade de câmeras que já vêm embutidas em telefones celulares. O trabalho de fotógrafos é cada vez mais desvalorizado, levando em consideração que em cada esquina, podemos dizer, se encontra um.
Mas por trás disso ainda podemos enxergar toda a magia da fotografia. Congelar momentos, risadas, sentimentos, recordações especiais. É com a fotografia que podemos ver tudo aquilo que nos passa despercebido no dia a dia: uma cerejeira florescendo, a nuvem em formato de coração, a risada da criança feliz brincando no parque e até mesmo o desapontamento nos olhos do mendigo.
Por isso deixo aqui um apelo, de uma refém da fotografia e futura fotógrafa: não deixem essa forma tão completa de expressar a arte morrer!

Pauta para o Blorkutando.

6 comentários:

  1. muito bom esse texto, e concordo com vc a desvalorização dos fotografos é muito grande!
    Adorei o blog to te seguindo.
    Bjus
    Me faz uma visitinha depois, eu ia adorar :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente contigo, Ana!
    Apelo junto contigo.

    ResponderExcluir
  3. Ah, claro que todo mundo gosta de sair tirando fotos porai, e algumas ficam até boa, mas não se compara aos fotografos profissionais. A coisa que acho mais linda em se tratando se fotografia são os Portraits do DeviantArt. É tudo tão perfeito e lindo *.* Bom, mas nem só de momentos perfeitos vive a fotografia, no dia-a-dia o que vale é guradar os momentos que fazem o coração feliz!
    Beijos! :*

    ResponderExcluir
  4. Mai o teu texto, Ana! Concordo em cada linha c vc, disse tudoO*

    ResponderExcluir
  5. Também concordo que os fotógrafos estão sendo desvalorizados. Eu adoro fotografia, não acho que isso devia acontecer. :S

    Mas ainda tem umas fotos tiradas por fotógrafos que ficam perfeitas, coisa que as máquinas digitais não conseguem fazer. \há/

    ResponderExcluir
  6. Ahhh! Gostei. Mas a facilidade da existencia da máquina não foi para matar a profissão de fotografo, mas sim, tornar acessivel para todos. Sei que hoje em dia o trabalho deles estão escasso, mas para um album de 15 anos, por exemplo, ninguém contrata qualquer um, nem mesmo a mãe ou pai arrisca fotografar a filha em 'x' posições.
    A tecnologia é assim mesmo, cada vez facilitando aqui, complicando ali.
    Boa sorte no blorkutando, beijinhos.

    ResponderExcluir