sexta-feira, 21 de maio de 2010

It's love, not Santa Claus.

Começando pelo título, muita gente já deve ter ouvido isso em algum lugar, então explico: é uma fala do filme 500 Days Of Summer. Quando eu ouvi, não entendi, então parei pra refletir. Posso não ter chego a conclusão em que o filme quis que eu chegasse, mas aí se formou uma teoria comparativa na minha cabeça. Algumas pessoas tratam o amor justamente como se fosse algo parecido com o Papai Noel! Duvida? Então vamos lá.
Quando somos crianças, nossos pais e familiares passam o ano todo nos dizendo que devemos ser comportados, estudiosos, organizados e etc etc etc para que no final do ano o bom velhinho nos trouxesse aquele tão esperado presente. E assim fazíamos, acreditando que realmente, a recompensa só dependia de nossa boa conduta.
Imagino o amor, hoje em dia, da mesma forma: as pessoas se doam inteiramente a seu parceiro, tentando ser a melhor pessoa do mundo. Mudam hábitos que talvez desagradem o companheiro, mudam suas personalidades, suas vidas...Procuram concordar com tudo que o outro propõe, ter os mesmos gostos, nunca errar... Resumindo: se comportam direitinho esperando sua recompensa. Recompensa? É, em troca sempre querem mais. Mais amor, mais carinho, mais atenção, mais beijos, mais abraços, mais declarações. E ainda esperam que tudo seja recíproco. O amor, a dor, a saudade... Mas talvez o que mais querem em troca é a sinceridade.
Aí vem o questionamento: não podemos simplesmente sermos pessoas melhores para nós mesmos? Ou então, para outras pessoas, mas sem esperar algo em troca?

Um comentário: